A CONSTRUÇÃO DE PONTES DE MACARRÃO

ALUNOS DO COLÉGIO ISULPAR REALIZAM DESAFIO DE ENGENHARIA: A CONSTRUÇÃO DE PONTES DE MACARRÃO

A prática tradicional do ensino da Física prioriza problemas e situações muitas vezes desconectadas do cotidiano do estudante que, ao final do Ensino Médio, não consegue estabelecer relações entre os conteúdos abordados em sala com situações vivenciais.
        Uma alternativa para auxiliar a compreensão dos conceitos da Física, possibilitando um ensino que estabeleça relações com o cotidiano, foi realizada pelos alunos da 1ª série do Colégio Isulpar. Sob a orientação do Prof. Gustavo Anselmo, criaram as pontes de macarrão.
        Como inovação pedagógica, a construção das pontes de macarrão pôde auxiliar a compreensão de conceitos fundamentais da Física em situação real.
        “Lançar um desafio aos alunos para saírem da rotina foi o objetivo da construção das pontes de macarrão”, afirmou o Prof. Gustavo. “Através desse trabalho prático, os alunos aprendem como funciona uma ponte na prática e na teoria, relacionando-a com os princípios físicos da força e suas condições de equilíbrio estático, fundamentais nas Leis de Newton. As pontes de macarrão, quando bem construídas, suportam cargas acima de 20 quilogramas.
        Ações como esta motivam os alunos, pois conseguem perceber a importância dos conteúdos estudados para suas futuras carreiras profissionais.

PENSAR, FAZER, TESTAR, REFAZER = APRENDER