Notícias
A crise que tomou conta do país tem sido a desculpa mais oportuna para muitas empresas diminuírem ou, até mesmo, cortarem seus investimentos em comunicação. Mal sabem elas que é justamente nesses momentos críticos que a comunicação pode ser a melhor aliada para manter sua empresa no páreo, pois quem investe em comunicação durante a crise, com certeza, colherá bons frutos quando a tormenta passar.
Temos, sem dúvida, um cenário crítico em que todo investimento deve ser cautelosamente avaliado e é, por isso, que cabe também ao mercado da comunicação, especialmente da publicidade e propaganda, reinventar-se criativamente para fazer render a verba investida pelo seu cliente em comunicação; e este, por sua vez, deverá focar toda a sua atenção no “retorno sobre o investimento” (que chamamos em comunicação de ROI), que deve ser otimizado e adequado aos objetivos de cada empresa.
O XI Fórum Acadêmico do Isulpar, objetivando promover a pesquisa no meio acadêmico através da socialização de projetos e pesquisas entre os alunos da graduação, desenvolveu comunicações, palestras e mesas redondas, nos dias 5 e 6 de setembro.
No encerramento, o engenheiro naval e inspetor náutico Geert Jan Prange proferiu uma ilustrativa palestra sobre um importante assunto: o despejo de águas de lastro no mar.
A temática, alvo de pesquisadores das universidades brasileiras, foi brilhantemente apresentada aos acadêmicos destacando que a educação é a forma mais importante de conscientizar todos os envolvidos no processo sobre os riscos e problemas causados pela água de lastro.